6.2.14

Sem reclamações

Fulano remexia numa papelada amarelada quando descobriu um boleto do FGTS que lhe reservava uma generosa quantia extra. Imediatamente pegou sua empoeirada Carteira de Trabalho e foi até uma agência da Caixa. A caixa do banco olhou a documentação, disse que ele tinha mesmo direito a retirar a soma e pediu-lhe a Carteira de Identidade. Ele a alcançou. Negativo. Sua carteira está rasgada, senhor. Fulano argumentou que o plástico se soltara um pouco, mas que ela não estava tecnicamente rasgada. Está sim, senhor. Mas...Se o senhor quiser pode falar com a gerente. Cadê a gerente? É aquela loira lá. Fulano dirigiu-se até a loira lá e argumetnou de novo. Inútil. Sua Carteira de Identidade está rasgada, senhor. Providencie a segunda via porque esse documento perdeu a validade. Fulano foi até um Posto de Identificação. Pediram-lhe a Certidão de Nascimento. Mas os dados sobre a minha Certidão de Nascimento estão aqui na minha Carteira de Identidade. Olha só: número, local, livro e folha. Com esses dados não é possível acessar a minha Certidão pelo sistema? Não. O senhor tem que trazer a sua Certidão de Nascimento. É o que Fulano faz no outro dia, chegando com aquele papel em mãos, feliz da vida. Está rasgada, senhor. Onde? Aqui. Esse rasgãozinho aí impossibilita a minha identificação? Exatamente. O senhor precisa ir até o Arquivo Público e solicitar segunda via. É rapidinho. Aí o senhor volta aqui e encaminha a segunda via da sua Carteira de Identidade. Esse é o sistema. Fulano então vai até o Arquivo Público e solicita uma cópia da sua Certidão de Nascimento. Em 40 minutos, senhor. Muito tempo, tenho que trabalhar. Posso pegar amanhã? Claro. No outro dia, Fulano vai buscar sua Certidão de Nascimento e descobre que a sua cidade não faz parte do sistema. Como assim, não faz parte do sistema? É uma cidade com mais de 120 mil habitantes. Pois é, senhor, mas não faz parte. É o sistema. Fulano volta para o trabalho e fala com uma colega sobre o acontecido. A colega prontamente diz que tem a solução. O Correio tem um serviço fantástico que envia a Certidão de Nascimento lá da tua cidadezinha. É este aqui. Liga pra lá e te informa. Alô? Pois não, senhor. Eu quero solicitar a segunda via da minha Certidão de Nascimento. Diga-me qual a cidade que eu estarei lhe informando o valor. Valor, como assim? Sim, cada cidade tem uma taxa. A cidade é Bagé. 150 reais, senhor. 150 reais por uma cópia da “minha” Certidão de Nascimento? Sim, senhor. Fulano entra em contato com uma amiga que trabalhou no Cartório de Registros da cidadezinha e pede que ela retire uma cópia e envie pra ele. Feito. No outro dia ele recebe sua Certidão de Nascimento novinha em folha - pagando módicos R$ 40,00 pelo Sedex - e vai até o Posto de Identificação fazer a segunda via da sua Carteira de Identidade. Um único e sorridente funcionário lhe informa que não há funcionários para atender por causa da greve do transporte público. Volte amanhã. A greve deve acabar. No outro dia, Fulano acorda e ouve no rádio que a greve continua e que a temperatura deve chegar a 40ºC. Relaxe e não reclame. Pode piorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário